Construindo a Horta Escolar
Este é o espaço onde será a nossa futura Horta Escolar...
Canteiros já prontos...feitos pelos alunos...tivemos bastante trabalho... mas vai ficar bem legal!
Dedicação...!
Canteiros prontos...semeados e já com as mudas!
Canteiros com alface!
Nossas primeiras alfaces!!
Bandeira feita com fundo de garrafas Pet pintadas!
Coleção de cores de solo.
Bandeira de Pet
Bandeira feita com fundo de garrafas Pet pintadas!
Colorteca
Coleção de cores de solo.
Insetário
Objetivo
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Material (para o meio de cultura)
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
Material (para a experiência)
Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Procedimento
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.
Explicação
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem.
Fonte: Revista Escola.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml
Mostrar a existência de micróbios e como eles contaminam o meio de cultura.
Material (para o meio de cultura)
1 pacote de gelatina incolor
1 xícara de caldo de carne
1 copo de água
Dissolver a gelatina incolor na água, conforme instruções do pacote. Misturar ao caldo de carne
Material (para a experiência)
Duas placas de petri (ou duas tampas de margarina ou dois potinhos rasos), com o meio de cultura cobrindo o fundo
Cotonetes
Filme plástico
Etiquetas adesivas
Caneta
Procedimento
Os alunos passam o cotonete no chão ou entre os dentes, ou ainda entre os dedos dos pés (de preferência depois de eles ficarem por um bom tempo fechados dentro dos tênis!). Há ainda outras opções, como usar um dedo sujo ou uma nota de 1 real. O cotonete é esfregado levemente sobre o meio de cultura para contaminá-lo. Tampe as placas de petri ou envolva as tampas de margarina com filme plástico. Marque nas etiquetas adesivas que tipo de contaminação foi feita. Depois de três dias, observe as alterações.
Explicação
Ao encontrar um ambiente capaz de fornecer nutrientes e condições para o desenvolvimento, os microorganismos se instalam e aparecem.
Fonte: Revista Escola.
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/como-ensinar-microbiologia-426117.shtml
Dicionário Ambiental
O Dicionário Ambiental serve para os alunos terem um maior conhecimento de diferentes "termos" ambientais. Sempre que surge um novo termo colocamos no nosso dicionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário